Artigos

Comunicação e Misericórdia: Um encontro fecundo

Comunicação e Misericórdia: Um encontro fecundo

O Papa Francisco escreveu uma mensagem para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado no dia 8 de maio. Para este ano, o Pontífice debate a relação entre a Comunicação e a misericórdia. Embasado no ano jubilar, ele convida o mundo a repensar o que diz e como diz cada palavra ou gesto ao próximo. Ressalta também a importância de expressar a compaixão, ternura e o perdão em tudo que se faz.

Para manter a unidade e o amor entre os povos, o ato de comunicar é um chamado que não aceita exclusão de ninguém. Diz ele: “A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade”. A misericórdia tem o poder de curar e sarar as feridas e construir a paz e a harmonia nas comunidades, famílias e sociedade em geral.

O papa faz um apelo àqueles que exercem cargos de responsabilidades institucionais, públicas e de formação: pede para que sejam vigilantes sobre o modo como se exprimem a respeito de quem pensa ou age de forma diferente ou até mesmo com quem possa ter errado. É importante lembrar que o julgamento cabe somente a Deus, pois só Ele sabe ler o coração de cada um. “Só palavras pronunciadas com amor e acompanhadas por mansidão e misericórdia tocam os nossos corações de pecadores” afirma o papa Francisco.

 

Papa Francisco ainda destaca a escuta como algo fundamental para se construir uma comunicação que gere proximidade entre as pessoas, mesmo que escutar seja um martírio ou um sacrifício. É necessário dar valor, importância, ter desejo de compreender, respeitar e guardar a palavra de outrem. Cada ser humano é uma terra santa onde se devem retirar as sandálias e ter o maior zelo.

 

Quase no fim do texto, o papa diz que “o ambiente digital é uma praça, um lugar de encontro, onde é possível acariciar ou ferir, realizar uma discussão proveitosa ou um linchamento moral”. Faz também uma prece para que, neste ano da misericórdia, o mundo se torne aberto ao diálogo e assim elimine todas as formas de discriminação e desprezo. Comunicadores profissionais ou simples usuários das redes sociais, “comunicar com misericórdia significa contribuir para a boa, livre e solidária proximidade entre os filhos de Deus e irmãos em humanidade”.



 

O texto na íntegra: https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20160124_messaggio-comunicazioni-sociali.html

santa teresinha