Artigos

Como viver bem a Quaresma?

Como viver bem a Quaresma?
Por: Henrique Cavalheiro

Para os católicos se aproxima o período mais profundo do ano litúrgico. A festa da Páscoa é tão forte que requer uma preparação profunda dos fiéis, por meio de práticas e orações que levem a alma a um estado de graça e recolhimento. Desde os anos de catequese aprende-se o sentido e o significado da Quaresma. Porém, é bom sempre refrescar a mente sobre quais atitudes podem facilitar uma boa vivência deste momento de recomeço e conversão. Para tal, a PasCom destaca alguns pontos que podem ajudar os membros da comunidade de Santa Teresinha a vivenciarem estes 40 dias de forma autêntica e eficaz, afinal, esta é mais uma oportunidade de reconciliação com Deus e de reavivamente espiritual:

1 - Intimidade com Deus: Intensificar os momentos de oração, de silêncio, adoração e contemplação, tanto comunitárias tanto individuais. Abrir o coração para ouvir o que o Senhor quer falar. Fazer uma leitura orante da Sagrada Escritura. Participar da oração da Via-Sacra nas casas e igrejas. 

2 – Caridade: Repensar quem é o outro. Procurar na face do irmão o rosto do próprio Cristo. Amar sem medidas e sem esperar nada em troca. Exercitar um olhar misericordioso nas diversas necessidades do próximo. Não dar porquê e o que sobra, mas porque o outro também precisa. 

3 – Jejum ou abstinência: O que em nada pode parecer e lembrar um regime alimentar, mas sim uma prática que induza a carne a se render aos apelos da alma e assim se conectar de forma profunda na espiritualidade do interior, onde Deus habita. A mortificação fortalece o espírito, mas não é o fim e sim um meio para um aprimoramento no crescimento espiritual. 

4 – Perdão: Buscar o perdão daqueles que magoou, perdoar os que te caluniaram ou ofenderam, esquecer as raivas e indiferenças. Quaresma é recomeço e vida nova em Cristo, que a todos perdoou na cruz. 

5 –Sacramentos: Participar das missas, momento mais sublime da fé católica, e buscar a confissão de forma sincera e coração contrito. 

Assim pode-se aprender muito e colher diversos frutos deste período quaresmal. Uma Santa e abençoada quaresma para todas as pastorais, movimentos, grupos e a cada um que participa desta comunidade. 

 

santa teresinha