Pe. Geraldo Ascari
Passamos o mês das Vocações agora é a vez do mês da Palavra – mês da Bíblia. A Vocação nasce de um encontro, o encontro com Deus que chama, para estar com Ele; é na Palavra que surge o seguimento, a missão.
Deus nos chama para a comunhão com seu Filho no Espírito Santo. Um encontro pessoal em profundidade, de vida interior – relação íntima. A Palavra é o fio condutor para dar-nos conhecer o caminho da doação.
Na Palavra, Deus se revela parceiro de Seu povo, o povo sofredor e aflito. “Eu ouvi à aflição do meu povo e desci para libertá-los.” O Deus – Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo é atento as necessidades e sofrimentos de seu filho escolhido. Deus fala com sua presença, com sua acolhida, e sua Palavra convida para a resposta de amor a uma necessidade real, básica de nossas vidas.
Deus não quer a dor, o sofrimento, o mal entre seus filhos, somos nós que provocamos esta realidade contrária para os irmãos, chega a ser violência, injustiça, tortura. Chamar de Deus de pai é um socorro nas adversidades, nas tribulações, na precariedade – vem dar-nos o pão de cada dia, vem perdoar-nos os pecados, vem livrar-nos do mal. Esta vocação de filhos e filhas é para ficar em sua casa, pertencer a sua família, ser de sua comunidade. Quem experimenta o amor não fica longe – mas anda com os irmãos, professa a fé na sociedade: Creio em Deus Pai – confiança no Senhor, Pai.