Artigos

Cantinho da Catequese - Mês da Bíblia

Cantinho da Catequese - Mês da Bíblia

Oiii... Oiii... Amiguinhos da catequese, tudo bem? Esperamos que sim! Então... Começamos um mês bem especial!!! Vocês sabem que mês é e o que comemoramos? (carinnha de dúvida) é o mês da Bíblia!!! Mas vocês sabem o que ela é e representa para nós católicos?  

 

A palavra Bíblia vem do grego e significa “coleção de livros”. Nela tem a história desde a criação do mundo feita pelo Papai do Céu, as profecias da Segunda vinda gloriosa de Jesus, até a Salvação do mundo.  

Podemos, para um melhor entendimento, caracterizá-la como uma “grande carta” enviada Pelo Papai do Céu, à todos os seus filhos. Nesta carta contém o Plano que Ele preparou para cada um de nós.  

A Bíblia foi escrita durante muitíssimo tempo (aproximadamente 1.300 anos). Seu início ocorreu antes da vinda de Cristo, com as chamadas “traduções orais”, que vem a ser as histórias que uns contavam a outros. Por volta de muito tempo atrás, os chamados escribas decidiram “passar para o papel” essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada. Ela terminou de ser escrita por volta do ano 100 d.C., com o Apóstolo João Evangelista (que escreveu o Apocalipse).  

Foi escrita por várias pessoas, mas foi inspirada unicamente pelo Papai do Céu. Ele usou de pessoas como instrumentos seus para transmitir a sua mensagem.  

Ela é formada por livros sagrados. São 73 os livros contidos na Bíblia. Desses 73 livros sagrados, 46 constituem o conjunto de livros do Antigo Testamento e 27 constituem o conjunto dos livros do Novo Testamento. Podemos afirmar então, que a Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. A palavra testamento significa aliança

Ela é uma luz para iluminar o nosso caminhar, mostrando em várias situações que é muito bom servir Ao Papai do céu e sempre fazer sua a vontade. 

santa teresinha