Com o objetivo principal de chamar a atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde e qualidade de vida para todos, a CNBB escolheu como tema para a Campanha da Fraternidade (CF) deste ano “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Amós 5,24)
O objetivo geral “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.
O Papa Francisco nos diz em sua carta Laudato Si – Louvado seja que “O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum”.
O Papa lança um convite urgente para renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e tem impacto sobre todos nós. Precisamos de nova solidariedade universal, são necessários os talentos e o envolvimento de todos para reparar o dano causado pelos humanos sobre a criação de Deus. Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiências, iniciativas, realidades e capacidades.
A CF fortalece a convivência, o diálogo e o trabalho conjunto em favor do bem comum como testemunhos importantes, afinal, Jesus sempre se colocou à escuta. Por isso, essa CF deve nos motivar a irmos ao encontro de todas as pessoas para juntos encontrarmos ações que favoreçam o cuidado com a nossa Casa Comum.
SSVP
Vídeo com a apresentação da Campanha da Fraternidade 2016: