Ano Mariano. 2017 é da Imaculada!

“Protegei a santa Igreja ó Mãe terna e compadecida. Protegei a nossa Pátria ó, Senhora Aparecida!

Em 2017 a Igreja no Brasil instituiu o Ano Mariano. Dedicado a Santa Mãe de Deus ele recorda os 300 anos em que a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi achada no rio Paraíba do Sul em São Paulo. Desde 1717 a fé do povo do Brasil é expressivamente forte em relação ao amor com sua padroeira. Para que os brasileiros se sintam ainda mais envolvidos por este afeto maternal do céu a CNBB convida os católicos do país a fazerem memória e agradecerem todos os favores que esta Mãe derramou, derrama e certamente continuará fazendo pelo seu povo.

O papa Francisco ao contemplar a imagem de Aparecida que lhe é muito cara e amada disse que “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”. As celebrações dos 300 anos já começaram em diversas regiões com a visita da imagem peregrina, que percorre cidades e periferias, lembrando a predileção da Igreja pelos pobres.

Este é o momento de retornar ao convite de Maria de fazer tudo que seu Filho disser (cf. Jo 2,5). Seu Sim ao plano de Deus também é um ensinamento aos seus filhos de como deve ser a vida do cristão. Portanto, este é um ano de rezar o santo Terço com ainda mais fervor, de divulgar as devoções marianas, fazer novenas em família, honrar os altares da Virgem Maria nos lares, igrejas, praças e estabelecimentos privados.

O Santo Padre confirmou para a nação brasileira a indulgência plenária neste ano mariano, sob as seguintes condições habituais: confissão sacramental; comunhão eucarística; oração na intenção do santo padre, o papa. Além disso, o documento do Vaticano ainda ressalta que “os fiéis devem em forma de peregrinação visitarem a Basílica de Aparecida ou qualquer Igreja paroquial do Brasil, dedicada a Nossa Senhora Aparecida. No local, deverão devotamente participar das celebrações jubilares ou de promoções espirituais ou ao menos, por um conveniente espaço de tempo, elevarem humildes preces a Deus por Maria”.

Os doentes ou enfermos poderão alcançar a indulgência se “assumida a rejeição de todo pecado, e com a intenção de cumprir onde em primeiro lugar for possível as três condições habituais, espiritualmente se dedicarem diante de alguma pequena imagem da Virgem Aparecida, ofertando suas preces e dores ao Deus misericordioso por Maria”.