Artigos

A santidade é para todos

A santidade é para todos

Por: Romilda Dutra da Mota Cabral

É impressionante o amor que Deus tem por seus filhos. Ele está sempre vindo ao encontro deles para dar vida plena e santificar. Pelos batismo todos são chamados a serem santos. Não existe idade ou grau de conhecimento. Ser santo é comprometer-se com a verdade, defendendo a justiça e implantando o amor. “Alegrai-vos e exultai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5,12).

Santidade é estilo de vida. É procurar fazer o melhor em tudo o que faz. É viver cada dia com dignidade e disposição, tendo uma atitude sempre voltada para o bem do próximo. A santidade é para quem se faz pobre e necessitado da misericórdia de Deus. Não é ausência de pecado, não é privilégio de alguns. A santidade se encontra justamente no âmago de todas essas aspirações construindo a esperança de um mundo melhor, é uma luz a mostrar caminhos possíveis, é um fogo a purificar as mentes e aquecer os corações. É uma decisão que vai assegurando e apontando para a plenitude de cada ser.

Deus quer santos e para tal Ele sempre dá o primeiro passo. O nascimento de Jesus, seu filho unigênito, aconteceu por amor a humanidade. Era Jesus que ia ao encontro dos irmãos, andando de cidade em cidade, buscando, chamando os que precisavam de ajuda. “Zaqueu, desce depressa, pois hoje devo ficar em sua casa” (Lucas 19,5). Zaqueu representa cada um, é um pecador que levava outros a pecarem. Mas Zaqueu tem interesse em Jesus, quer encontrá-lo.

Cristo vem ao encontro dos homens, quer entrar em suas casas, em suas vidas, no mais íntimo de deles. Ele só pede que aceitem que são totalmente dependentes da misericórdia de Deus Pai. A misericórdia remete ao perdão, à capacidade de aceitar os outros como são, a perceber que todo ser humano tem algo de bom, a olhar além dos fatos e enxergar que, ali existe alguém que precisa ser amado.

Ter misericórdia significa romper com o ciclo de mágoas e de rancor, do revide, da repetição do erro. Só o amor verdadeiro é capaz de curar mágoas do passado. Só o amor incondicional produz a paz necessária para que se possa aceitar, reciprocamente, como cada qual é. “Sede misericordioso como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). 

Maria, mãe da misericórdia, ajude nesta caminhada, mantendo a sociedade fiel ao amor de Cristo. A santidade irá acontecer quando cada um aceitar mudar de vida e abrir-se para Deus e para o irmão.

 

santa teresinha