A Jovem Igreja Católica

Sínodo que acontece em outubro no Vaticano aborda a juventude e seus desafios no mundo atual.

A Igreja realiza o Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens. O encontro reúne bispos e convidados do mundo inteiro, para juntos discutirem no Vaticano entre os dias 3 e 28 de outubro os desafios da juventude na atualidade. O tema do encontro é: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Um Sínodo pode ser definido como uma reunião do episcopado da Igreja Católica com o Papa para discutir algum assunto em especial, auxiliando o Santo Padre no governo da Igreja.

Para bem preparar os bispos sinodais foi apresentado um documento preparatório com subsídios para as discussões que serão levantadas. A Mãe Igreja preocupada com esta fase tão decisória e importante da vida, quer acompanhar de maneira mais próxima os anseios e desafios dos jovens. Além de utilizar deste momento para ouvi-los e buscar alternativas atualizadas no anúncio da Boa Nova. “Através dos jovens, a Igreja poderá ouvir a voz do Senhor que ressoa inclusive nos dias de hoje. [...] existem jovens que sabem vislumbrar aqueles sinais do nosso tempo, apontados pelo Espírito. Ouvindo as suas aspirações, podemos entrever o mundo de amanhã que vem ao nosso encontro e os caminhos que a Igreja é chamada a percorrer”, diz o texto.

Tudo que faz parte da vida dos jovens é interesse desta reunião. Os estudos, a vocação, a profissão, seus pensamentos políticos e sua forma de encarar e enxergar o mundo. O objetivo do documento é identificar o jovem no mundo de hoje, seu discernimento vocacional e a ação pastoral realizada por e para eles.

“Para a pastoral, os jovens são sujeitos e não objetos. Na prática, eles são muitas vezes tratados pela sociedade como uma presença inútil ou incômoda: a Igreja não pode reproduzir esta atitude, porque todos os jovens, sem exclusão alguma, têm o direito de serem acompanhados em seus caminhos”. A comunidade de Santa Teresinha também acolhe e abre as portas para que os jovens participem de maneira ativa na construção de uma paróquia preocupada pelos mais necessitados e na propagação do Evangelho.

Todos são convidados e bem-vindos, sobretudo os jovens mais pobres, marginalizados e em situação de vulnerabilidade. Torná-los protagonistas de uma geração livre de sofrimentos, violência e guerras. “A própria Igreja é chamada a aprender dos jovens: disto dão testemunho numerosos jovens santos, que continuam a ser fonte de inspiração para todos”, completa o documento.

A Igreja é jovem e ama os jovens!
Henrique Cavalheiro