A IMPORTÂNCIA DOS LEIGOS NA VIDA DA IGREJA

Por: Pe. Valdemar Pereira

O fundamento para a atuação dos leigos é o próprio batismo. Por meio dele passa-se a fazer parte da Igreja que é a imagem terrena da Santíssima Trindade. Isso porque, em relação ao Pai, a Igreja é Povo de Deus; em relação ao Filho, a igreja é Corpo e Esposa de Cristo; e em relação ao Espírito Santo, a igreja é Templo Vivo.

Assim, pelo batismo, somos ungidos pelo Espírito Santo que nos enche de dons. Dessa forma, podemos proclamar, com a palavra e com a vida: “O Espírito do Senhor está sobre mim! Ele me ungiu, me consagrou e me enviou, para ser sal da terra e luz do mundo” (Lc 4, 18). Esse sal e essa luz veem do tesouro, o próprio Deus, que trazemos escondido dentro desse vaso de barro, que somos nós (2 Cor 4, 7-9)!

Porém em Eclesiástico (2, 1-13), temos a seguinte advertência: se te decidires colocar-se a serviço do Senhor, prepara-te, para prova. Mas sê constante e perseverante, porque nunca se ouviu dizer que alguém tivesse confiado no Senhor e fosse decepcionado por ele. Diante das provas somos convidados a perseverar dizendo como São Paulo: “eu sei em que acreditei”. Quando bater a tristeza, ou estiveres desanimado, a ponto de achar que tudo está perdido, e sem vida, antes se pergunte, eu estou cumprindo minha missão de sal da terra? E quando estiveres apavorado, vendo em tudo pecado e trevas, a ponto de ter medo de dar um passo e cair no abismo, antes também se pergunte: eu estou cumprindo a minha missão de luz do mundo?

Meu irmão e minha irmã, não se omita, não se esconda, não desanime, não desista jamais! Quem nos chamou foi Deus, Ele nos acompanha em cada passo, e estará conosco, todos os dias, até o fim do mundo (Mt 28, 20)! Ele nos fala ao coração todos os dias, dizendo: “Tu és meu, Eu te tomei pela mão. Não temas eu sou contigo, não te assombres, porque eu sou o teu Deus” (Is 41, 10)!

Portanto, ide e evangelizai, e se precisar falem, para que, quando chegarmos ao entardecer de nossas vidas, com a sensação do dever cumprido, possamos dizer como o Apóstolo São Paulo: “Combati o bom combate, completei a minha corrida, porque guardei a minha fé” (2Tm 4, 7)! Amém!!