Artigos

A Igreja no combate as Fake News

A Igreja no combate as Fake News

Por: Henrique Cavalheiro

A Paróquia Santa Teresinha, atenta aos pedidos do papa Francisco em sua Mensagem para o Dia das Comunicações Sociais 2018, participou do Seminário ‘Impacto Social, Político e Econômico das Fake News’, promovido pela ABRATEL (Associação Brasileira de Rádio e Televisão). Importa lembrar que com a chegada da campanha eleitoral brasileira é preciso por parte de todos os cidadãos, sobretudo os cristãos, o compromisso com a verdade e a rejeição à mentira. 

O evento ocorreu no dia 20 de junho com diversas rodas de debates e explanações sobre os prejuízos que as notícias falsas podem trazer para a nação. Especialistas no assunto, acadêmicos, jornalistas, políticos e representantes de instituições privadas e do terceiro setor estiveram presentes e apontaram medidas necessárias para a identificação e combate aos boatos e mentiras que são facilmente disseminados pelas redes sociais.

Este que não é um trabalho só de profissionais da mídia, mas de toda a sociedade, já que com o advento das novas tecnologias de comunicação, todos podem ser emissores de informações, que muitas vezes não passam por uma fonte confiável ou não respeitam princípios éticos do fazer notícia. Por isso a PASCOM traz para a comunidade 10 pequenas dicas que podem ajudar na identificação de uma ‘Fake News’.  Antes de compartilhar algo pelo Facebook, Instagram, Whatsapp ou quaisquer outras redes de comunicação, atente-se para estes passos: 

1 – Fique atento à fonte da notícia

2 – Leia o texto da matéria, não apenas o título

3 – Preste atenção no endereço eletrônico da reportagem

4 – Leia outras notícias do mesmo site e avalie a veracidade

5 – Procure saber sobre o site que publicou a informação

6 – Preocupe-se com o conteúdo de sites sensacionalistas

7 – Leia com atenção e fique atento aos erros de ortografia

8 – Confirme a notícia em outros sites

9 – Cheque a data da publicação da reportagem

10 – Confira a autoria do texto

 

santa teresinha