100 anos do Pe. Armando - “Tudo Passa, só Deus permanece!”

Centenário de vida do Pe. Armando enche de alegria a Paróquia Santa Teresinha.

Passos lentos, aspecto tranquilo e sorriso que abraça todos que cruzam seu caminho. É assim a rotina do Pe. Armando atualmente. No olhar sereno para sua obra e seus frutos ele contempla a beleza de Deus em cada traço de sua vida. Soube aproveitar as oportunidades que o Pai colocou em suas mãos e transformar sua existência em um lugar de iluminação e apoio aos que precisam. Este mês completará seus cem anos e admirando sua trajetória destaca alguns fatos que marcaram o seu coração.

Seu nascimento foi em 22 de agosto de 1917, em San Marco La Catola,  província de Foggia na Itália. Um dos 10 filhos do casal Celestino e Angiolina. Das partes mais relevantes de sua infância destaca-se o privilégio de ser coroinha de São Pio de Pietrelcina. Sua juventude foi marcada pela Segunda Guerra Mundial, o que o fez ser ordenado sacerdote só aos 36 anos de idade.

Após o desastre do confronto sente o chamado de Deus e iniciou sua caminhada religiosa, em 1947. Depois disso, foi mandado a Milão, onde fez seus estudos junto a congregação dos “Servos da Caridade”, obra de São Luís Guanella. No dia 08 de dezembro de 1952 recebeu o diaconato. Foi ordenado no dia 19 de dezembro de 1953.

Desembarcou na América em 1954. Trabalhou no Paraguai por cinco anos, passou pelo Rio Grande do Sul. Foi para São Paulo e em 1983 chegou a Brasília, após uma curta missão no Mato Grosso, voltou a capital onde está até hoje.

Quando esteve com São João Paulo II disse: “Santidade, o senhor permite que eu leve essa bênção aos brasileiros?”. Ele respondeu: “Sim, padre Armando, leve esta benção a quem tu quiseres, e diz aos brasileiros que eu amo o Brasil!”.

Para resumir sua vida ele mesmo diz: “Estarei nesse trabalho até quando Deus quiser, porque dei a minha vida à Cristo e até o meu último momento e respiração estarei aqui”.